Expediente

Camilla Osório de Castro - Direção/Curadoria

Graduada em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em Direitos Humanos pela PUC- Rio Grande do Sul, é realizadora, curadora e produtora na Mar de Fogueirinha Filmes. Já atuou como curadora em festivais como o Cine Ceará-festival Iberoamericano de Cinema e NOIA- Festival do Audiovisual Universitário. É idealizadora e curadora da Mostra Utopia Pertence a Nós. Atuou como educadora em audiovisual na Rede Cuca e em diversos cursos livres na cidade de Fortaleza. Produziu diversas obras audiovisuais, mostras de cinema e eventos culturais de repercussão local e nacional.

Alisson Severino - Direção/Curadoria

É realizador, produtor e educador audiovisual. Diretor dos curtas “Festa dos Karetas” “Inimigo” e “Poeira”. Diretor de Produção da mostra “Utopia Pertence a Nós” onde também é curador.Produtor dos curtas “Apocalypses Repentinos”, “Kenzo”, Semeando nas Dunas”, “Ruderal” e “No Início do Mundo”, todos produzidos pela Mar de Fogueirinha Filmes.
Já trabalhou como produtor, pesquisador e fotógrafo em projetos no Quilombo do Cumbe (Aracati/Ceará) e em assentamentos no sertão de Canindé (Ceará), co-produziu o Documentário Copa pra quem? – Les Dessous du Mondial 2014, de Maryse Wiliquet (Belgica/Brasil). Atuou como pesquisador do documentário Pescadores de São Pedro, de Neco Tabosa (Pernambuco) e do documentário Alegoria dos Autômatos, de Josy Macêdo e Clébson Francisco (Ceará).
Pesquisa cinema, realismo mágico e cultura popular.

Lucas Madi - Produtor

Tem formação em artes cênicas, audiovisual e produção cultural, dividindo seu trabalho entre atuação em cinema e produção cultural. Atuou em longas como Cabeça de Nêgo (Corte Seco Filmes/Globoplay) e Pajeú (Marrevolto Filmes/Embaúba Filmes), em curtas como Inimigo, Na estrada sem fim há lampejos de esplendor e Revoada, e nas séries de TV Meninas do Benfica (Latitude Audiovisual/Canal Brasil/Globoplay) e O Relógio de Einstein (Filmgraph/Tv Jangadeiro). Produz obras, mostras, castings e festivais. Fundou a Escola Itinerante de Dramaturgia. Foi produtor do Centro de Narrativas Audiovisuais – CENA 15, na Porto Iracema das Artes e integra a equipe de produção do Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre – FRAPA.

Mayra Fernandes - Assistente de Produção

É afro-indígena em retomada, fotógrafa urbana, nascida em Fortaleza, atua no campo de audiovisual e artes visuais. Atualmente busca percepções pensantes em acervos e arquivos com intenção de boicote ao apagamento de memórias negras e patrimônios afro-cearenses não reconhecidos por estruturas brancas.
Estudou no Percurso básico de audiovisual da escola Porto Iracema das Artes, Extensivo em audiovisual no Centro Cultural Bom Jardim, finalizando O ”Patrimônio” nas cidades à luz das memórias da negritude na Kuya – Centro de Design do Ceará e iniciando o ‘’Preamar’’ na escola Porto Iracema das Artes.

Fernanda dos Santos - Social Media, Designer e Fotógrafa

É realizadora de audiovisual, diretora de fotografia, assistente de câmera, montadora, fotógrafa e graduanda no curso de Cinema e Audiovisual, pela Universidade Federal do Ceará- UFC, 2018.01. Fundadora do coletivo cearense DERIVA Coletivo. Repórter Fotográfica no Jornal O Povo (Fortaleza-CE). Também atua como Assistente de Fotografia dos longa-metragens e produções O Povo +.

Raphael Mirai - Webdesigner/Programador

Formado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Ceará, atua como realizador, roteirista e montador. Atua também como programador em linguagens para web e comunicação em rede. Ênfase em pós-produção para cinema e vídeo, tendo já trabalhando em diversas obras nesta função. Escreve, produz, dirige e edita filmes de ficção voltados ao público infantil através da produtora Mirai Fantajii Multimídia, a qual é fundador. Desenvolve sites e plataformas voltadas à atividades culturais como mostras de filmes online.

Grenda Costa - Crítica

É natural de Quixadá e reside atualmente em Fortaleza. Graduada em Cinema e Audiovisual pela UFC, atua principalmente como assistente de direção em projetos de audiovisual tendo feito parte de equipes como “Pacarrete”, “A filha do palhaço”, “Represa”, “Quando eu me encontrar” e “Se avexe não”. Além disso, escreve roteiros e dirige, seu último projeto “O primeiro movimento é explosão” foi exibido no 31º Mix Brasil e ganhou o prêmio de melhor direção na Mostra Olhar do Ceará do 33º Cine Ceará. Também escreve crítica de cinema e faz curadoria, tendo encabeçado o projeto “Veja Mulheres” no site Só mais uma coisa durante dois anos.

Wesley Farpa - Editor

É criador e morador da Barra do Ceará, periferia de Fortaleza / CE, onde iniciou seus primeiros trabalhos em comunicação visual. No decorrer do tempo, o Design Gráfico, a Fotografia e o Audiovisual a serviço de projetos sócio culturais passaram a ocupar seu cotidiano. Além disso, ele participa ativamente de processos coletivos de gestão cultural, como a Associação Caldeirão de Bibliotecas Comunitárias e a Biblioteca Adianto Cultura, ambas localizadas na Barra do Ceará. Neste momento, Wesley iniciou uma jornada como professor de Design Gráfico, promovendo formações em instituições Sócio Educativas, que já resultaram em coleções de estampas, como a “Só Minino Bom”.

João Gabriel Tréz - Crítico

É colunista de audiovisual, repórter de cultura do Diário do Nordeste e filiado à Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine). Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará, atua na área desde 2013. Participou de júris de eventos como Cine Ceará, For Rainbow e Mostra de Iguatu. Também fez cobertura jornalística em eventos como Cine Ceará, Mostra de Cinema de Tiradentes, Mostra de Cinema de Ouro Preto e Festival de Brasília, entre outros. Contribuiu como crítico convidado da 1ª Mostra Utopia Pertence a Nós.
Scroll to Top